Módulo 11 - Tecnologias audiovisuais



Primeira Fotografia


A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleofotossensível chamado Betume da Judeia. 
Ficheiro:View from the Window at Le Gras, Joseph Nicéphore Niépce.jpg

Primeira imagem em Movimento 


No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de Junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmaras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.





Muybridge começou a criar sua reputação em 1867, com fotos do Yosemite National Park e de São Francisco, na Califórnia. Muybridge tornou-se rapidamente famoso por estas fotos, que mostraram a grandiosidade do Oeste Americano. As imagens foram publicadas sob o pseudónimo de "Helios". No Verão de 1868, Muybridge organizou uma comissão para fotografar uma das expedições do exército dos Estados Unidos ao Alaska, território recém adquirido.



Som


Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até que em 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do cinema tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme.


Criatividade

O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros. Dessa nova tecnologia nascia o musical e também algumas comédias. E do casamento dos dois surgia a comédia musical.

Cinema


Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos. Dentre os jogos óticos inventados vale a pena destacar o thaumatrópio (inventado entre 1820 e 1825 por William Fitton), fenacistoscópio (inventado em1829 por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau), zootropo (em 1834 por Will George Horner) e praxinoscópio (em 1877 por Emily Reynaud). Em 1888, Emily Reynaud melhorou sua invenção e começou projetar imagens no Musée Grévin durante 10 anos.

Cor

Em 1895 os irmãos Lumière criam uma das maiores e melhores invenções de todos os tempos: o cinema. Nos seus primórdios, ele divertia platéias ao mostrar o cotidiano das cidades, mesmo com imagens em preto e branco e sem som. Ao entrar para o mundo da ficção, as tentativas de dar cor para aquelas imagens tornaram-se mais constantes.
Um dos primeiros experimentos foi o tingimento à mão. Até a década de 20, o sépia, o verde e o azul eram usados, de maneira isolada, para enfeitar os filmes americanos, europeus e até brasileiros.

"Branca de Neve e os Sete Anões"

Televisão


Em 1923 Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927




Captura Video

Zoom Out:

 
 
Panorâmica vertical:
 
 






Sem comentários:

Enviar um comentário